sábado, 30 de abril de 2011

Erros do Digital da RBS TV Florianópolis enfurecem telespectadores

Quem teve que pagar dois, três mil reais para poder assistir ao sinal digital aberto na capital catarinense não está usufruindo em sua totalidade. Pelo menos em se tratando da RBS TV Florianópolis. Muitos programas exibidos pela TV Globo em alta definição, não estão sendo exibido da mesma forma em Florianópolis. O último exemplo foi nesta última sexta-feira: o casamento real britânico e consequentemente o "Bom Dia Brasil" (sendo apresentado, em virtude da cerimônia, pela primeira vez em alta definição). Telespectadores ligaram para a emissora e de lá informaram que não havia ninguém cuidando do sinal digital no momento, o que fez a cerimônia ser transmitida em SD (4:3). Só neste ano, vários outros exemplos de não transmissão em alta definição são inúmeros filmes, algumas matérias do Esporte Espetacular, jogos de vôlei, entre outros. Vale ressaltar que recursos como o SAP, dispositivo que faz um programa ser transmitido em seu idioma original e que é considerado recurso básico na TV digital, não funciona desde sua estreia em 2009.

Por sorte (apesar de muitos casos, ser azar) a RBS TV Joinville, que também possui sinal digital, não depende da RBS TV Florianópolis para a transmissão em alta definição e lá, praticamente, todos os programas da TV Globo são gerados em alta definição, quando disponível, e com o SAP. Apesar de ainda não possuir um elevado potêncial de consumo do produto "TV Digital", é necessário um melhor cuidado da RBS TV com esses telespectadores que por terem tais equipamentos necessários para assistir à televisão digital, possuem um alto poder de consumo, e que priorizam a qualidade na televisão. Com a vinda da RICTV Record, que sua matriz - TV Record - possui uma vasta quantidade de programas em alta definição, em HD cogitada para o início de junho possa fazer a RBS TV Florianópolis a realizar contratação de mais funcionários e gerar de maneira correta a programação em HD da TV Globo e, também, produzir mais programas com tal tecnologia.

Imagem: Bom Dia Brasil em HD (TV Globo). Captura: Daniel Rodrigo.

10 comentários:

vagner thomaz disse...

melhor coisa que ja li nesse blog parabens.

rmrosa80 disse...

Muito bom, Giorgio.

andy carey disse...

esse é o caso do sbt em porto alegre. Nenhum programa é em hd, apesar de aparecer no guia que são.

Giorgio Guedin disse...

o problema é que o sinal do sbt em porto alegre é em carater experimental.

Fabio disse...

heheh Giorgio pelo que pareçe não é só o SBT de Porto Alegre que é experimental, o sinal da RBS aqui em Floripa tb é

Anônimo disse...

Ah claro, esse povinho de Floripa tem a melhor imagem sd da globo e ainda possuem imagem impecável nos programas locais. Aqui em Joinville temos de aguentar aquela imagem horrorosa do sinal de floripa e uma imagem local serrilhada.

Giorgio Guedin disse...

nao diria qualidade impecavel nos programas locais... e sim, melhor apenas.

GZM disse...

Uma verdadeira falta de respeito com os consumidores da Grande Florianópolis. Algo tão simples de ser feito... falta inteligência e sobra desorganização nessa RBS pelo jeito. Parabéns pelo blog, precisamos mesmo de um lugar como este na WEB a fim de que nossas opiniões possam ser valorizadas.

Fabio disse...

Além do SAP falta o CC também que só funciona no sinal analógico. Será que deficientes auditivos não podem acompanhar a TV Digital na RBS Florianópolis?

Thiago Alves disse...

A RIC começou agora a transmitir o sinal em HD aqui em Floripa, e já transmitem o áudio dublado e original corretamente nos programas que possuem, mas a RBS continua falhando nesse ponto.