quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão: cobertura completa

Dilermando Dias

O blecaute que atingiu 18 estados brasileiros e parte do Paraguai começou às 22h13min. Neste momento eu já havia finalizado a postagem do
vídeo do Globo Esporte e sua publicação no blog. Ao sair do computador, percebi que o no-break onde o aparelho está conectado começou a apitar, coisa que nunca antes havia acontecido. Além disso, as luzes das lâmpadas ficavam ora mais fortes, ora mais fracas. Não faltou luz em Porto Alegre e o problema da oscilação terminou rapidamente.

Minutos depois, quando estava passando os canais da TV aberta, notei que no canal 5 (SBT) o Carlos Nascimento estava terminando de dar uma notícia e, logo em seguida, foi exibida a vinheta do Plantão do SBT (foto ao lado). Não ouvi o que o apresentador disse e passei por outros canais pra ver se algum deles dava mais informações. Na Band News, ou na Globo News, apareceu então a notícia de um blecaute que atingia toda a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.

A rádio Antena 1 ficou fora do ar até por volta das 2h, a Rede Vida exibiu um slide com seu logotipo na tela por alguns minutos, mas logo voltou ao normal. A RIT, da Igreja Internacional da Graça de Deus, ficou com a tela escura até por volta das três horas. Os portais Globo.com e G1, pelo menos em Porto Alegre, ficaram fora do ar e só voltaram, segundo a Rádio Gaúcha — que fez cobertura especial do apagão durante a madrugada — pouco antes das 4h. Além da Gaúcha, as rádios Band News FM e CBN também cobriam o acontecimento.

A TV Urbana, canal 55 de Porto Alegre, passou a madrugada exibindo seu logotipo parado na tela. Pode ser que a Rede Brasil tenha saído do ar durante o blecaute e, por isso, a emissora não teria o que transmitir.

A Rede Globo não saiu do ar em nenhum momento durante o apagão devido aos geradores de energia elétrica. Acredito que o mesmo tenha ocorrido com as outras emissoras. Há informações de que na RedeTV!, o programa SuperPOP tenha saído do ar por alguns instantes por volta das 22h13min. Devido ao apagão, a Globo reprisará, talvez ainda nesta semana, a entrevista com o jogador Ronaldo, exibida no Programa do Jô, que não pôde ser assistida nas cidades atingidas.

Abaixo, o vídeo com as primeiras imagens do apagão na Globo:


Blecaute de 1999

Há dez anos atrás, um outro grande apagão atingiu o Brasil e parte do Paraguai. Foi na noite de quinta-feira, 11 de março de 1999. Nessa vez, a cidade de Porto Alegre também foi atingida e pude ver, da sacada, toda a cidade às escuras. Depois de muito tempo, quando voltou a luz, vi pela televisão as imagens aéreas do Globocop exibidas no Plantão da Globo — coisa muito parecida com o que se viu nesta terça-feira.

Nos anos que sucederam esse outro blecaute, houve uma grande campanha de racionamento de energia elétrica e falava-se muito na possibilidade de um outro apagão. Confira, abaixo, dois plantões exibidos pela Rede Globo sobre o assunto naquele dia:


Segundo plantão:


Vinheta

Durante a cobertura deste apagão, pude capturar esta vinheta do plantão da Band. A Rede Globo não exibiu sua vinheta característica em nenhuma de suas inserções.

Imagens: Reproduções de TV.

6 comentários:

Adriano disse...

Tenta postar aqui no teu blog a imagem exclusiva que o SBT tem da cidade de São Paulo onde o helicóptero dela vai sobrevoando a cidade e na hora exata ocorre o apagão!

Adriano disse...

Ah, e acredito que a Tv brasil não estava fora do ar não, pois chegando em casa todos os canais estavam normal, pelo menos via parabólica!

Gustavo M Chagas disse...

Detalhe pras diversas vezes que William Waack chamou o Globocop de Robocop!

Gustavo Alves Galhart disse...

Diler, tem como postar um video com os slides da TV durante o apagao?????????

Anônimo disse...

A Globo usou a vinheta do plantão pela última vez no terremoto em Áquila se não me engano.

Lucas disse...

Exatamente o que procurava sobre cortina blecaute