terça-feira, 26 de maio de 2009

Debate sobre drogas no Guerrilheiros da Notícia

Comemorando os 500 vídeos da minha conta no YouTube, postei hoje um interessante debate sobre as drogas, liderado pelo Dr. Henrique Sarmento Barata, no programa Guerrilheiros da Notícia, de Flávio Alcaraz Gomes. Foi ao ar em 27 de junho de 2007, na última semana de transmissões da TV2 Guaíba, que foi substituída, na semana seguinte, pela Record RS.

Barata falou sobre os malefícios das drogas, principalmente das drogas lícitas, como o álcool, o cigarro e alguns medicamentos que podem causar dependência. O assunto gerou discordância entre os participantes, como o economista Antônio Carlos Baldi, que não concordou que o vinho pudesse trazer algum mal à saúde.

Eu também não concordei com tudo o que foi dito no programa, como, por exemplo, a ideia de liberar a comercialização das drogas que hoje são ilícitas, comentada pelo próprio Dr. Barata. Em princípio, acho que todas as drogas deveriam ser proibidas, mas, já que muita gente consome ou ganha dinheiro com a comercialização de álcool e cigarro (exemplo: cidades de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), dificultando muito suas proibições, é melhor apenas manter proibidas aquelas drogas que já são ilícitas. Liberar o que já está proibido seria andar pra trás nesse caso. Além disso, com a proibição do cigarro e do álcool, o tráfico de drogas aumentaria muito. Felizmente, o Brasil já está começando, aos poucos, um combate às drogas legalizadas, com a lei seca nas rodovias e proibição do fumo em locais públicos de São Paulo.

Falando de televisão, a TV Guaíba não existe mais, foi vendida para o Grupo Record. Com isso, os porto-alegrenses perderam, em muitos horários, a alternativa de assistir às produções locais do Rio Grande do Sul. Enquanto a Record apenas faz a cobertura da prisão dos traficantes de drogas (o que pode ser assistido na RBS ou em qualquer outra emissora), a TV2 Guaíba, além de comentar o combate ao tráfico, também realizava debates, como esse, sobre o mal que essas drogas trazem à saúde. E não tinha o problema de tempo que prejudica muitos programas locais nas emissoras afiliadas às redes nacionais.

O programa Guerrilheiros da Notícia ainda pode ser assistido em Porto Alegre, na TV Pampa, canal 4, logo após o telejornal Pampa Meio Dia. Infelizmente o tempo do programa é menor que na antiga emissora (duração de 1h15min na Guaíba) e o horário não é mais o mesmo (19h na Guaíba; 13h na Pampa), mas melhorou em relação à qualidade da imagem e às propagandas, que não aparecem mais no cenário.

Confira o debate, separado em duas partes:

Parte 1


Parte 2

Imagem: Reprodução (TV2 Guaíba).

Um comentário:

Celso disse...

Legalizar é a única alternativa que existe para se acabar com o tráfico de drogas no Brasil.